Indicador MACD: Um dos mais utilizados nas Análises Técnicas

O indicador MACD (Moving Average Convergence Divergence) é uma das ferramentas mais populares e poderosas da análise técnica.

Desenvolvido por Gerald Appel na década de 1970, o MACD é amplamente utilizado por traders e investidores em todo o mundo para identificar tendências, pontos de virada e oportunidades de compra e venda nos mercados financeiros.

 

Entendendo o Indicador MACD

O MACD é um indicador de momentum que mostra a relação entre duas médias móveis exponenciais (EMA): a EMA de 12 períodos e a EMA de 26 períodos. Ele também inclui uma linha de sinal, que é uma EMA de 9 períodos do próprio MACD. Aqui está uma breve explicação de cada componente:

  1. Linha MACD: É a diferença entre a EMA de 12 períodos e a EMA de 26 períodos. Essa linha é usada para identificar a força e a direção da tendência.
  2. Linha de Sinal: É uma EMA de 9 períodos do próprio MACD. Ela suaviza o MACD e é usada para gerar sinais de compra e venda.
  3. Histograma MACD: É a diferença entre o MACD e a linha de sinal. O histograma ajuda a visualizar as mudanças na direção e na força da tendência.
Indicador MACD
Divergência no Indicador MACD

Como o MACD Funciona

O MACD é usado principalmente para identificar os seguintes sinais:

  1. Cruzamento de Linha MACD e Linha de Sinal: Quando a linha MACD cruza acima da linha de sinal, é um sinal de compra. Quando a linha MACD cruza abaixo da linha de sinal, é um sinal de venda.
  2. Divergências: Uma divergência ocorre quando o preço do ativo se move em uma direção, mas o MACD se move em outra. Isso pode indicar uma possível reversão da tendência.
  3. Histograma: O histograma MACD ajuda a identificar a força da tendência. Quanto maior o histograma, mais forte é a tendência. Quando o histograma diminui, pode indicar uma possível reversão.

A convergência e a divergência no MACD referem-se a como essas duas linhas interagem e o que essas interações podem sinalizar em termos de movimentos de preços.

  1. Convergência:

    • Convergência positiva: Isso ocorre quando a linha MACD cruza acima da linha de sinal, indicando que a média móvel exponencial de curto prazo (geralmente 12 períodos) está acelerando mais rapidamente do que a média móvel exponencial de longo prazo (geralmente 26 períodos). Isso é interpretado como um sinal de que a tendência de alta está ganhando força e pode ser um momento propício para compra.
    • Convergência negativa: O oposto da convergência positiva, ocorre quando a linha MACD cruza abaixo da linha de sinal, sugerindo que a média móvel exponencial de curto prazo está desacelerando em relação à média móvel exponencial de longo prazo. Isso é interpretado como um sinal de que a tendência de baixa está ganhando força e pode ser um momento propício para venda.
  2. Divergência:

    • Divergência positiva: Isso ocorre quando o preço de um ativo está fazendo uma série de mínimas mais baixas, mas o MACD está fazendo mínimas mais altas. Isso pode indicar que a pressão de venda está diminuindo e que uma reversão de tendência de baixa para alta pode estar próxima.
    • Divergência negativa: O oposto da divergência positiva, ocorre quando o preço está fazendo máximas mais altas, mas o MACD está fazendo máximas mais baixas. Isso pode sugerir que a pressão de compra está diminuindo e que uma reversão de tendência de alta para baixa pode estar se aproximando.

Aplicação Prática do MACD

O MACD pode ser usado em diferentes prazos, desde gráficos intradiários até gráficos semanais. Por esse motivo, com movimentos considerados lentos, ele é mais utilizado para operações de Swing Trade. Aqui estão algumas maneiras de aplicá-lo:

  1. Confirmação de Tendência: O MACD pode confirmar a direção de uma tendência. Se a linha MACD estiver acima da linha de sinal e o histograma estiver crescendo, isso sugere uma tendência de alta. O oposto é verdadeiro para tendências de baixa.
  2. Identificação de Pontos de Virada: Quando a linha MACD cruza a linha de sinal, pode indicar uma mudança na direção do preço. Isso pode ser usado para identificar pontos de entrada e saída.
  3. Divergências: As divergências entre o MACD e o preço podem indicar possíveis reversões. Por exemplo, se o preço está fazendo uma nova alta, mas o MACD está fazendo uma nova baixa, isso pode ser um sinal de que a tendência de alta está enfraquecendo.

Abaixo um exemplo de Indicador criado na linguagem mql5 utilizando o indicador MACD


//+------------------------------------------------------------------+
//|                                          Expert MACD Trading.mq5 |
//|                        Copyright 2023, MetaQuotes Software Corp. |
//|                                             https://www.mql5.com |
//+------------------------------------------------------------------+
#property copyright "2023, Forum Boa Dica"
#property link      "https://forumboadica.com.br"
#property version   "1.00"
#property indicator_chart_window
#property strict

input double      fast_ema_period = 12; // Período da EMA rápida
input double      slow_ema_period = 26; // Período da EMA lenta
input double      signal_period    = 9;  // Período do sinal

input double      lot_size        = 0.1; // Tamanho do lote de negociação

int OnInit()
  {
   return(INIT_SUCCEEDED);
  }

void OnTick()
  {
   double macd_current, macd_previous, signal_current, signal_previous;
   macd_current = iMACD(Symbol(), Period(), fast_ema_period, slow_ema_period, signal_period, PRICE_CLOSE, 0);
   macd_previous = iMACD(Symbol(), Period(), fast_ema_period, slow_ema_period, signal_period, PRICE_CLOSE, 1);
   signal_current = iMACD(Symbol(), Period(), fast_ema_period, slow_ema_period, signal_period, PRICE_SIGNAL, 0);
   signal_previous = iMACD(Symbol(), Period(), fast_ema_period, slow_ema_period, signal_period, PRICE_SIGNAL, 1);
   
   // Condição de compra: MACD cruza acima do sinal e o valor atual do MACD é maior que o anterior
   if(macd_current > signal_current && macd_previous <= signal_previous)
     {
      OrderSend(Symbol(), OP_BUY, lot_size, Ask, 3, 0, 0, "", 0, Blue);
     }
   
   // Condição de venda: MACD cruza abaixo do sinal e o valor atual do MACD é menor que o anterior
   if(macd_current < signal_current && macd_previous >= signal_previous)
     {
      OrderSend(Symbol(), OP_SELL, lot_size, Bid, 3, 0, 0, "", 0, Red);
     }
  }

//+------------------------------------------------------------------+

Este é um código MQL5 básico que abre posições de compra quando o MACD cruza acima do sinal e posições de venda quando o MACD cruza abaixo do sinal.

Você deve entender que este é apenas um exemplo educacional e não deve ser usado para negociação real sem uma análise e teste apropriados.

 

O indicador MACD é uma ferramenta versátil e valiosa na análise técnica, amplamente utilizada por traders e investidores para tomar decisões informadas nos mercados financeiros.

No entanto, é importante lembrar que nenhum indicador é infalível, e o MACD deve ser usado em conjunto com outras ferramentas de análise técnica e considerando o contexto do mercado.

A prática e a compreensão aprofundada do MACD são essenciais para seu uso eficaz.